A pele é o maior órgão do corpo, interface do organismo com o meio externo e por isso ela e quem mais sofre os efeitos do meio ambiente De todos os agentes ambientes o sol, e suas radiações, é o que mais tem importância para a pele, produzindo efeitos benéficos, como ativar a vitamina D no nosso organismo e evitar o raquitismo, porém apenas 10 minutos diários de sol são suficientes para suprir esta necessidade. Especialmente durante o verão, devido às férias, ficamos mais tempo ao ar livre e expostos ao sol, aumentando o risco de queimaduras solares.
Quanto maior a exposição solar, maior o risco de envelhecimento precoce, doenças pré-malignas e cânceres de pele, além de poder desencadear várias outras doenças denominadas fotodermatoses.
Os principais cuidados para aproveitar a época de férias de verão, passam pelo conceito de que o bronzeado é na verdade uma defesa do organismo. Quando nos expomos aos raios ultravioletas, nossa pele produz a melanina. Embora a pele bronzeada seja muito “cultuada” em nosso meio, a verdade é que este costume pode causar sérios danos à pele devido ao efeito cumulativo da radiação solar, ou seja, o bronzeado vai embora após o verão mas uma boa parte do dano causado na parte externa e interna da nossa pele fica e vai se acumulando ano após ano em nossa vida desencadear problemas no futuro. Por isso a exposição solar que temos na infância e adolescência são as que maior prejuízo trarão na nossa idade adulta. Proteger sempre, desde a infância, é fundamental para termos uma pele saudável e bonita!
O culto ao bronzeado já está diminuindo bastante, principalmente devido a conscientização dos riscos da exposição ao raios ultravioletas, porém muitas pessoas ainda buscam uma corzinha durante as férias de verão. Voltar da praia com a mesma cor que chegou, para alguns, dá a sensação de que não ter tirado férias. e para outros a pele bronzeada da a impressão de mais saudável.
Então se você insiste em não quer abrir mão do sol, vamos ajuda-los a minimizar os riscos do bronzeado, evitar descascados e torraços, prejudicando menos a sua pele. Entenda que, para se bronzear, você não precisa se queimar! Queimaduras, ao longo dos anos, podem levar ao câncer e devem ser evitadas. Entre 10 e 16 horas aumenta muito o ultravioleta B, causador das queimaduras solares, portanto, neste horário, evite exposições ao sol, proteja-se sempre!
Já o ultravioleta A, (UVA) que está presente durante todo dia, além de envelhecer sua pele precocemente causando manchas e rugas, também predispõe ao surgimento do câncer, apesar não causa queimaduras.Este é o mesmo raio usado nas câmaras de bronzeamento, que estão proibidas no pais, devido ao prejuízo e risco de câncer de pele. Expor sua pele ao sol em demasia é um risco que pode trazer consequências sérias futuramente e o prejudicado será você.
É importante a prudência, se expor ao sol aos poucos, não tentar adquirir a cor de um verão inteiro em um único dia.. O bronzeado só vai começar a aparecer 48 a 72 horas após a primeira exposição solar., tempo necessário para que a melanina (pigmento que dá cor à pele) seja produzida e liberada pelas células. Este é um processo gradual e não adianta exagerar na exposição para apressá-lo.
Proceda assim: durante a primeira semana, chegue na praia antes das 9 horas, exponha-se por curto período, por volta de 20 minutos ao sol, lembre sempre de usar FPS 15 à 30 meia hora antes.. Reaplique o protetor a cada 2 horas ou sempre que mergulhar ou suar muito, após se proteja em coberturas como barracas e guarda-sol . Não esqueça de usar chapéus ou bonés e óculos.
Aos poucos você estará com uma cor leve, dependendo da sua capacidade de produzir melanina, quem tem mais tendência a escurecer ficará com bronzeado mais acentuado, porém os mais brancos de pele muito clara (que tem fotótipos I e II, pessoas muito queimam e pouco bronzeiam) terão um bronzeado menor . Contente-se com isso, é a pele que Deus lhe deu! cuide dela, proteja e não queira exagerar, você só terá prejuízos, o bronzeado irá embora e o dano fica, não adianta insistir, você só vai danificar a sua pele ! a partir do terceiro dia, verifique sua marca de biquíni ou calção, você vai ver a diferença. basta continuar com os cuidados acima para manter a cor e sua pele ficará mais saudável, sem o sofrimento das queimaduras e sem descascar.
Assim como o hábito de fumar já está em baixa, devido aos riscos que causa a saúde o culto ao bronzeado vem perdendo adeptos . Outro padrão de beleza, já começou a ganhar força no meio artístico e da moda, a pele branca, sem manchas. Assumir a pele que Deus nos deu, preservando a saúde e beleza da nossa pele, isto sim está na moda, em alta, e ganha mais força a cada dia !
Os auto-bronzeadores, são cremes ou loções com dihidroxiacetona, substância que provoca pigmentação, temporária, da camada mais externa da pele, dando uma cor semelhante à do bronzeamento. na verdade, não estão bronzeando, apenas tingindo a camada córnea.
Não causam prejuízo algum, a não ser naqueles que tenham alergia ao produto. O inconveniente é que, pode pigmentar mais algumas áreas do que outras, é importante ter orientação antes de usar . Além isso, o produto deve ser reaplicado em intervalos que variam de 2 a 5 dias para se manter a cor, e são uma boa opção para aqueles que não dispensam uma “corzinha” no verão mas querem manter a pele saudável.
Os auto-bronzeadores não devem, ser confundidos com protetores solares e a coloração resultante do seu uso não confere proteção contra o sol.
Ver outrosMédicos são missionários de Deus. A Drª Evódia é um anjo em minha vida. Já me salvou várias vezes. Que ela tenha vida longa! Profissional dez!
Teresinha, 61 anos
> Ver todos depoimentosO nosso objetivo é levar o que há de melhor aos pacientes, cuidando do indivíduo como um todo, num ambiente acolhedor que proporcione bem-estar e segurança.
> Veja mais