Uma das atribuições do dermatologista é o diagnóstico, prevenção e tratamento de problemas de pele, e para isso pode ser necessário a utilização de procedimentos cirúrgicos. A Dermatologia Cirúrgica é uma especialidade clínico-cirúrgica a qual possibilita que procedimentos cirúrgicos minimamente ou pouco invasivos sejam feitos no próprio consultório, permitindo esclarecer diagnósticos, tratar lesões de pele bem como melhorar a estética do paciente.
Dentre os procedimentos mais comumente realizados estão:
A biópsia é um procedimento em que é retirado um fragmento de pele ou da mucosa para análise patológica, com o objetivo diagnóstico. Pode ser incisional, quando se retira somente um pequeno pedaço da lesão ou excisional, quando se retira toda lesão para examinar. As biópsia podem ser realizadas por corte com lâmina de toda lesão, chamada de exerese cirúrgica, por “shaving”, quando é retirado uma pequena amostra da pele, deixando uma cicatriz achatada, ou por “punch”, em que se utiliza um aparato redondo e cortante que entra na pele, retirando uma coluna de tecido.
Dependendo do procedimento, do tamanho da lesão e de possíveis sangramento, pode ser necessário suturar, ou seja, dar pontos para fechar o ferimento cirúrgico. Este é um procedimento que geralmente é rápido e pode ser feito em consultório, com anestesia local.
> Veja mais informações no Dermatologia.net
A excisão é um procedimento cirúrgico realizado para remover lesões de pele benignas ou malignas. A lesão é removida com corte através do bisturi e, em geral, é necessário suturar o local. O material pode ser enviado para análise patológica.
É utilizado para a retirada de pequenas lesões como nervos (pintas), cistos e tumores de pele, drenagem de abscessos, lipomas, xantelasmas (acúmulo de gordura na região ao redor dos olhos). Conforme o tipo de lesão, pode ser necessário deixar uma margem de segurança, neste caso será retirado um pedaço um pouco maior do que só o tamanho da lesão.
> Veja mais informações no Dermatologia.net
O peeling é indicado para melhorar a aparência da pele como um todo, melhorar cicatrizes, minimizar rugas fixas (aquelas que estão presentes mesmo quando não há contração dos músculos da face), para tratamento de asperezas como as ceratoses (lesões pré-cancerosas) e para dar mais firmeza a pele, pelo estimulo do colágeno.)
Os peelings químicos são procedimentos médicos e que exigem um exame criterioso do paciente e um preparo da pele usando cremes específicos.
Para realizar o Peeling são utilizados diversos tipos de ácidos conforme o resultado e a profundidade que se deseja atingir. Pode ser superficial, médio e profundo, e quanto maior a profundidade, melhor o resultado, porém são maiores os riscos e o desconforto do paciente. A anestesia varia também quanto a profundidade do peeling e sensibilidade do paciente, podendo ser feito sem nenhuma anestesia, com anestésicos tópicos ou mesmo bloqueio de nervos ou sedação.
Após o procedimento, é muito importante o acompanhamento do paciente para um melhor resultado final.
> Veja mais informações no Dermatologia.net
É um procedimento em que lesões de pele são removidas através da raspagem, com um instrumento chamado cureta, semelhante a uma pequena colher cortada na base que funciona como uma lâmina em formato de anel.
Pode ser feito em consultório, com anestesia local ou mesmo sem anestesia, pois, em geral, é pouco doloroso. Usado para tratamento de pequenas lesões como molusco contagioso, ceratose seborreicas, dermatose papulosa nigra e acrocórdon.
> Veja mais informações no Dermatologia.net
Eletrocauterização, ou também denominada cauterização, é um procedimento cirúrgico em que a lesão de pele é carbonizada por eletricidade e calor. Usado geralmente para tratamento de pequenas e médias lesões benignas, para retirar alguns tipos de cânceres da pele e muitas vezes associado a outros métodos, como curetagem. Pode ser feito em consultório, com anestesia local.
Normalmente este procedimento é usado para retirar hiperplasias sebáceas e ceratoses seborreicas, acrocordons, dermatose papulosa nigricans, tumores benignos e malignos. A recuperação normalmente é rápida e geralmente o ferimento cicatriza em até 15 dias.
É muito importante seguir as orientações médicas, evitar exposição solar e usar filtro de proteção solar após o procedimento.
É um procedimento em que lesões de pele são removidas utilizando-se lâmina de bisturi ou tesoura fina. A incisão é feita paralelamente à pele, de forma semelhante ao ato de barbear (shaving). Para conter o sangramento pode ser feito compressão com gaze sobre a ferida cirúrgica ou eletrocoagulação nos pontos de sangramento.
Pode ser realizado em consultório com anestesia local. O procedimento é bastante usado para tratamento de lesões benignas, como nervos melanocíticos intradérmicos, ceratoses seborreicas, acrocordons.
> Veja mais informações no Dermatologia.net
A dermoabrasão é um procedimento médico em que o local da pele a ser tratada sofre um lixamento para correção de alterações da sua superfície, como cicatrizes ou asperezas. Pode ser feito manualmente ou com uso de aparelhos chamados dermoabrasores.
Em relação a anestesia, varia quanto a profundidade que se deseja atingir, o tamanho da área a ser tratada e sensibilidade do paciente, podendo ser feito sem ou com anestesia tópica ou por bloqueio de nervos. O uso mais frequente acontece em tratamento de cicatrizes de acne, no tratamento de asperezas de pele como as ceratoses actínicas, ceratoses seborreicas, além de manchas solares, rinofima, estrias e rejuvenescimento.
São necessários muitos cuidados após o procedimento, com a utilização de curativos para boa cicatrização e evitar a exposição solar de acordo com a recomendação do médico.
> Veja mais informações no Dermatologia.net
É um procedimento em que se aplica nitrogênio líquido a temperaturas abaixo de zero graus centígrados, para o congelamento lesões de pele, levando a destruição de lesões por morte das células do local da aplicação.
A técnica de aplicação varia conforme o tipo de lesão a ser tratada e pode ser feita utilizando-se o crio spray, um aparelho que produz um jato de nitrogênio, aplicado diretamente sobre a lesão ou através do congelamento direto, onde são encostadas ponteiras ou cotonetes congelados na lesão a ser tratada.
Este é um procedimento rápido, realizado em consultório, pouco doloroso em geral e não necessitando de anestesia quando as lesões tratadas são pequenas. Para lesões grandes, que exijam um tempo de congelamento maior, pode ser necessário o uso de anestesia.
Indicado para o tratamento de diversas lesões de pele, dentre os mais frequentes: ceratoses actínicas e seborréicas, verrugas virais, molusco contagioso, dermatose papulosa nigra e acrocórdons, carcinomas mais superficiais (basocelulares, espinocelulares)
No pós-procedimento podem formar áreas avermelhadas com edema (inchaço), bolhas e áreas erosadas.
> Veja mais informações no Dermatologia.net
A cauterização química é um procedimento que se aplica uma substância, geralmente um ácido, sobre uma lesão cutânea, com objetivo de destruí-la. Pode ser feito em consultório com ou sem anestesia tópica, dependendo da área a ser tratada.
Os sintomas durante o procedimento variam desde uma dor leve a moderada até uma sensação de pinicação mais forte, deixando uma área esbranquiçada que evolui para avermelhada e posteriormente para crosta acastanhada, que se desprende em torno de uma à duas semanas. Usada para tratamento de pequenas lesões benignas da pele, como ceratoses actínicas e seborreicas, verrugas virais,molusco contagioso, xantelasmas, siringomas, dermatose papulosa nigra e acrocórdon.
É muito importante seguir as orientações médicas, evitar exposição solar e usar filtro de proteção solar após o procedimento.
> Veja mais informações no Dermatologia.net
Médicos são missionários de Deus. A Drª Evódia é um anjo em minha vida. Já me salvou várias vezes. Que ela tenha vida longa! Profissional dez!
Teresinha, 61 anos
> Ver todos depoimentosO nosso objetivo é levar o que há de melhor aos pacientes, cuidando do indivíduo como um todo, num ambiente acolhedor que proporcione bem-estar e segurança.
> Veja mais